pt

notícias

Parque recebe professoras da Escola Santa Mônica

Encontro reuniu a equipe que iniciará projeto piloto de Educação Empreededora

Pelotas Parque Tecnológico • 22 de Dezembro de 2016

Na tarde ontem (21), o Pelotas Parque Tecnológico recebeu as profesoras da Escola Santa Mônica para conhecerem a estrutura e o projeto do Pelotas Parque, seus objetivos e áreas de atuação e de que forma o Parque pretende ser um indutor e catalisador das ideias inovadoras que nascem na cidade.

As professoras recentemente passaram por um treinamento para a implantação do Programa Educação Empreededora na Escola, criado pelo SEBRAE e apoiado no município através da Universidade Católica de Pelotas, por meio do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) e da incubadora CIEMSUL. O programa já foi conveniado com algumas escolas da cidade e começará a rodar no ensino fundamental no começo do ano letivo de 2017.

 

A Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora propõe a ruptura de um modelo de prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras.

Assim, a Educação Empreendedora é aquela que ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber.

E para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores: que sonhem e que estimulem sonhos em seus alunos. Os professores são protagonistas nessa transformação.

A intenção é propor uma abordagem leve, interativa que, ao informar, também estimule, concomitantemente à reflexão, a ressignificação e a aplicação prática dos aprendizados construídos. As propostas desenvolvidas procuram contemplar o contexto e as especificidades de cada faixa etária.

 

Além da apresentação do Pelotas Parque, foram exposto dois cases de negócios que nasceram dentro da sala de aula da Universidade - e agora estão incubados no CIEMSUL. Ao final da reunião, as professoras fizeram uma visita guiada pelo Parque e foram convidadas a trazerem e desenvolverem seus projetos pedagógicos no Parque, a partir do viés da Educação Empreendedora.

 

 

 

 

voltar para noticias